September 7th, 2013

Como Combater a Desigualdade Econômica?

Uma palestra interessante: a parcela dos super-ricos está crescendo assustadoramente em todo mundo. Dois fatores parecem ser as causas, a globalização e a revolução tecnológica. Faz todo o sentido. Hoje as grandes empresas precisam de cada vez menos empregados e podem transferir fábricas para locais de baixos salários como a China. Também aproveitam as brechas legais e fogem dos impostos. Dessa forma, os lucros só podem subir. É uma questão mais de uma complexa mudança histórica que de simples capitalismo selvagem (que sempre houve).

O triste é que a esquerda brasileira, que se diz especialista na análise marxista de processos históricos, faz o quê? Propõe abertura do comércio entre Cuba e os EUA (mais globalização), dão empréstimos subsidiados do BNDS para bilionários, enquanto demonizam a classe média que está sendo dizimada no mundo como a causa de todos os males (Marilena Chauí). Ou seja, trabalham para uma maior concentração renda!

Se fazem isso apenas por sua ignorância inata ou porque pretendem criar um mundo de 99% de pobres dependentes do governo e 1% de bilionários compadres é a grande questão. De qualquer forma, o nível da discussão está muito baixo, e precisamos levar estas questões a sério, enquanto ainda há tempo de lidar com este processo.

Artigos . Blog . Sociedade