December 7th, 2010

Demita o Seu Cliente

Quem não conhece o jargão: “o cliente sempre tem razão”?

Obviamente isso nem sempre é verdade. Existem clientes caloteiros, desonestos e mentirosos. Porém, no caso da indústria de consumo de massa, o princípio é valido. Ele funciona porque cria uma atmosfera de confiança e não deixa os 99% de bons clientes pagarem pelos erros daqueles malditos 1%. Precisamos também lembrar que a indústria tem um número imenso de consumidores, e o custo de sustentar uma meia dúzia de maus clientes consegue ser diluído entre os restantes.

Mas… e se você for uma empresa pequena, com poucos clientes? Nesse caso, essa estratégia não serve para você. Clientes que não pagam direito, que roubam suas ideias, que contratam uma coisa e depois pedem o dobro de graça; eles estão tomando o tempo que você poderia estar gastando fazendo um trabalho melhor para seus bons clientes ou mesmo procurando clientes novos e melhores.

A empresa pequena não tem gordura para queimar. Se você tem um mau cliente, não apenas demita-o, mas deixe bem claro porque o fez. Tem gente para os quais a Lei de Gerson é uma segunda natureza, tão enraizada que eles muitas vezes nem percebem o que estão fazendo.

Artigos . Blog . Management