March 5th, 2010

Quando Finanças Gerencia o Marketing

 
Segundo a biografia de Marc Eliot sobre Cary Grant, o famoso ator britânico/americano gostava de pedir bolinhos no café da manhã, os tais English muffins. Geralmente, eram servidos dois bolinhos cortados ao meio. Para a surpresa de Grant, um certo dia no hotel Plaza, ele recebeu apenas 3 metades. Ao perguntar porque, foi informado que um consultor de eficiência teria recomendado ao hotel que servisse apenas 3 metades, já que a absoluta maioria dos hóspedes nunca comia as 4 metades. Com isto, o hotel ganharia uma certa economia.
 
A reação de Grant foi forte: ele ligou para o presidente da cadeia de hotéis Hilton (que na época era a dona do Plaza) e ameaçou criar a Associação dos Defensores dos English Muffins. No dia seguinte, Grant recebeu suas 4 metades, e a história virou lenda. Nunca uma metade de um bolinho custou tanto para uma organização.
 
Essa história me faz lembrar de várias outras mais recentes, cortesia do marketing de grandes empresas brasileiras. Imaginem agora se no tempo de Grant houvesse o Twitter ou o Facebook. Para pensar.

Posted via email from Rápidas do Pensando Marketing

Rápidas