February 24th, 2010

Entenda o Marketing Digital

Por Milene Laube


O artigo abaixo descreve, de forma bem direta e básica, o Marketing Digital. Se você é um especialista, certamente já conhece estes conceitos. Por outro lado, há ainda muita gente bem informada que, apesar de usar a internet como ferramenta em seu negócio, ainda não está aproveitando todos os benefícios de uma estratégia bem elaborada de Marketing Digital.

O Brasil tem cerca de 70 milhões de usuários de Internet, dos mais variados perfis e classes sociais. Os meios de conexão estão cada vez mais móveis e o acesso à internet passa a acompanhar as pessoas em todos os momentos de suas vidas.

O consumidor, cada vez mais exigente, quando quer adquirir um produto ou serviço, além de pedir referências para parentes e amigos, recorre à internet para consultas e comparações. As listas impressas são coisas do passado e muito em breve, os tradicionais catálogos, brochuras, folhetos e lâminas de apresentação impressos também ficarão obsoletos.

Não é modismo nem febre passageira. Trata-se de uma tendência REAL, que para alguns tem se mostrado uma grande oportunidade. Cada vez mais a comunicação se tornar VIRTUAL! Sua marca tem que estar presente AGORA e de forma marcante na internet. Quem perder o bonde da nova era digital vai ter que investir muito mais para ganhar visibilidade no futuro!

Chamar atenção e criar engajamento para suas marcas no meio virtual não são mais práticas exclusivas de grandes empresas. Pequenos e médios negócios também precisam de uma identidade digital forte e em linha com sua proposta de valor.

Sua marca deve estar visível e divulgada de forma interessante para que seus potenciais consumidores a vejam, tenham uma boa impressão, comprem seus produtos e serviços e falem bem a seu respeito. O boca-a-boca na internet tem um caráter viral, que se multiplica e toma dimensões inesperadas, em frações de segundos. Redes sociais como Twitter, Facebook, Orkut, dentre outras, levaram a comunicação digital para um outro nível, atingindo milhões de pessoas ao redor do mundo! Imagine o que uma ferramenta destas pode fazer por sua marca, quando bem direcionada?

Seja seu negócio B2C (orientada ao consumidor final) ou B2B (se você vende seus produtos ou serviços para outras empresas), ganhar uma nova conta ou fechar um grande pedido pode depender de como sua empresa é vista na internet, depende da competência de seu Marketing Digital.

“Mas eu já tenho meu site, pago o Google e envio e-mails/newsletters constantemente…não estou fazendo tudo o que tem pra fazer de Marketing na internet?”

Não, não está! Posso dizer com segurança que Marketing Digital vai muito além da criação de um site, links patrocinados, otimização de mecanismos de busca e email marketing. É importante que sua marca APAREÇA, FALE e SEJA BEM FALADA, com freqüência junto a seus potenciais consumidores. Seu site precisa ser constantemente atualizado com novidades da empresa, precisa ter um BLOG que divulgue informação relevante e atual dentro de sua área de atuação. Além disso, sua marca deve participar de outros blogs (cross-blogging) – contribuindo com textos e comentários. Deve estar presente nas redes sociais – não somente as tradicionais e genéricas, mas de grupos específicos ligados ao seu ramo de negócios e, é claro, você deve anunciar onde é relevante. Também é importante divulgar promoções via Redes Sociais, atingindo rapidamente um número enorme de potenciais consumidores com investimento infinitamente menor que a mídia tradicional … UFA!

Tudo isso é eficaz e faz parte de um Plano de Comunicação Digital bem estruturado e bem executado, criado a partir de uma Estratégia de Marketing Digital.

Mas com tanto para se preocupar, todos os aspectos operacionais de sua empresa para gerir, você, sozinho, não conseguirá acompanhar a velocidade e o volume de informação gerado neste novo universo digital. Para isso há profissionais se especializando em Marketing Digital que passam a ser seus GUARDIÕES na Internet, gerando CONHECIMENTO de marca, INTERATIVIDADE com seus consumidores e promovendo ENGAJAMENTO para seu negócio.

E claro, já ia esquecendo: contribuindo para seu negócio VENDER mais!
Pense nisso na próxima vez que for definir seu investimento em Marketing.


Milene Laube

skype: milenelaube
http://www.milene.org
follow me: http://twitter.com/milenelaube

Blog . Colunistas . Internet . Marketing