Propaganda Política – Porque a Dilma Vai Ganhar

dilma-serraPara os que se interessam pelo tópico de propaganda política, incorretamente chamada de marketing político, as próximas eleições trarão uma lição importante em estratégia de comunicação.

Afirmo com tranquilidade, por trás de 20 anos de experiência em marketing: se o PSDB continuar com a atual estratégia, a Dilma vai ganhar. Será uma tragédia para o país, que caminhará para a situaçào de uma Venezuela ou Cuba.

O PSDB não aprendeu com os erros da eleição passada. Geraldo Alckmin não se posicionou contra Lula de forma alguma, chegando a ganhar o apelido de candidato-chuchu, aquele que não tem gosto de nada. No livro “Posicionamento”, de Al Ryes e Jack Trout, aprendemos há décadas atrás que o consumidor (ou eleitor) só tem espaço para um produto em cada categoria. Só há um líder em hamburgueres: o McDonald’s. Os outros precisam ter algum outro diferencial para sobreviverem.

Alckmin violou este preceito sagrado e, ao invés de tomar para si um programa diferenciado, como talvez o saneamento básico, a tecnologia ou, por que não, a honestidade (aproveitando o escândalo do mensalão), apenas copiou o discurso de Lula. Alckmin resolveu convencer o povo que os programas Bolsa-isso e Bolsa-aquilo seriam obra do PSDB. Pode até ser verdade, mas o conceito estava associado de forma permanente a Lula. O que importa na eleição é a percepção, mais que a verdade. Seria mais fácil tentar convencer o povo que Alckmin tinha mais barba que Lula.

Novamente vemos o PSDB querendo ser mais católico que o Papa. Lula resolveu que Dilma terá a imagem do ambientalismo. Os recursos do governo são imensos. Dilma será a porta-voz do Brasil em Copenhagem, onde entregaremos nossa economia à ONU em função das mentiras de Al Gore. Dilma estará na frente de todas as iniciativas ecológicas de agora em diante.

O que faz Serra? Ao invés de se ater ao passado terrorista de Dilma, ou propor uma agenda racional de desenvolvimento, ou qualquer outro tópico original, ele quer brigar com Lula, mostrando que acredita mais na religião do Al Gore que o PT. Ele quer provar ao mundo que é mais católico que o Papa.

O resultado será: o povo votará no Papa (o PT) e não em Serra.

Serra precisa imediatamente deixar essa loucura de querer ser mais PT que o PT e criar uma identidade. O PSDB é o partido em cima do muro. Já virou piada. O tempo é curto, é necessária uma estratégia diferenciada, que seja querida dos brasileiros e que seja contrária ao PT. Eu sugiro a defesa da família e o combate à ditadura do comunismo, com um apelo à liberdade.

Terá Serra coragem para isso? É impressionante que estejam pagando milhões para esses publicitários incompetentes para cometerem esses erros básicos. Senhor Serra, trabalho melhor pela metade do preço.

Planalto usa Amazônia para inflar Dilma – Nacional – Estadão.com.br.


Tags:

15 Responses to “Propaganda Política – Porque a Dilma Vai Ganhar”

  1. chagas says:

    Sempre quem define as eleições é o nordeste, que tem o maior eleitorado do país.
    Em 2006, só o norte e nordeste, quase dava a vitória a lula, eu desafio uma aposta de R$ mil reais, que Dilma ganha em 1º turno. Esse ano não tem espaço para a oposição, o crescimento dela surpreende até o próprio Lula. Serra está parado nas pesquisas entre 35% a 38 % . Esse empancamento está preocupando o PSDB e Dilma já descansa em uma popularidade de 42% no nordeste, e Serra 37%. No norte ela também fica disparada. Se na pesquisa espontânea, Dilma já passa de Serra, é aquela pesquisa onde o eleito escolhe seu candidato. Um fato interessante nisso é que dilma e conhecida do brasileiro só 48% já serra é de 80% isso favorece a dilma

  2. adolfo reis says:

    VAI GANHAR, SE GANHARM EXPERI6ENCIA, COITADA, EDESAPARELHADA, IRASCÍVEL E COLÉRICA..A MATÉRIA SUA É ATRASADA MESMO, É DE NOVEMBRO, 2009 MÊS DE FINADOS…….RSSS, RSSS

  3. Raul Massola says:

    SE DILMA CHEGAR A PRESIDENCIA TEREMOS UM BRASIL SEM ESPERANÇA PARA OS QUE TRABALHAM OS QUEREM VER O PAIS MELHOR
    UM PAIS QUE TODOS TEMOS DIREITO A
    UM BRASIL COM FELICIDADE

    DILMA TRARA A DISCORDIA NO PAIS PARA O BRASILEIRO QUE SABE QUE ELES NÃO CONTROLAM NEM MESMO O NOSSO DINHEIRO DEIXAM QUALQUER UM LEVAR O DINHEIRO DA FORMA QUE PODEER ,EQUIZER

  4. Marcos says:

    Por isso o Serra tem que descer do muro e se posicionar de forma mais efetiva e oposta à Dilma, ou o futuro do país estará perdido. O PT não representa a visão de 99% dos brasileiros, que são em essência conservadores, mas a ignorância dos planos do partido mantém o eleitor na cegueira. Quando a ditadura e corrupção marxistas se implantarem de vez, será tarde.
    Mas o que será que Serra quer?

  5. madalena says:

    No alto dos meus lindos e bem vividos 60 anos, tenho certeza absoluta que a Dilma perde essa eleição. Meu filho, mulher não vota em mulher. E o que mais tem no Brasil ? ela precisaria ter carisma,e isso ela certaente nem sabe o que é.

  6. Pode – certamente há – erros na propaganda eleitoral do Serra (propaganda “certa” é aquela que ganha a eleição?). Mas me incomodou nesse texto a idéia de que tudo que alguém faz é propaganda. Serra, enquanto governador de São Paulo – e não enqto garoto-propaganda de si mesmo – aprovou uma das mais avançadas políticas relacionadas às mudanças climáticas no mundo, com metas rigorosas para corte das emissões. Ele estava REALMENTE fazendo alguma coisa pelo meio ambiente, e não vestindo uma fantasia. O governo federal embarcou mal e mal na onda, com uma política mal ajambrada, e como sempre forjou um novo personagem para Dilma, o de “ambientalista” – tão inadequado que ela se atrapalhou no discurso em Copenhagen (“O meio ambiente é um entrave para o desenvolvimento” ou coisa parecida). Enfim, nem tudo é propaganda ou “marketing” eleitoral

  7. Marcos says:

    Não Soninha, propaganda correta é aquela que não tem medo de ser coerente, sem medo de ser diferente da massa (no caso esquerdista).
    Sonia, a causa de Al Gore é um golpe, uma mentira. Um plano da elite global que já foi desmascarado. Se você quiser, lhe passo fontes de pesquisa. Você está com um cargo de grande responsabilidade, precisa estudar a fundo esta questão, que é muito complexa.

  8. Marcos says:

    Bombardeado por tucanos, ‘guru’ indiano deixa campanha de Serra

    FABIO VICTOR
    DE SÃO PAULO

    O “guru” gorou. Contratado no final de agosto para turbinar a campanha de José Serra na internet, o americano de ascendência indiana Ravi Singh, da empresa ElectionMall, voltou para os EUA sem ter o contrato renovado.

    A coordenadora da campanha tucana na internet, Soninha Francine, argumenta que o trabalho dele “foi concluído conforme o combinado”. A versão, porém, não contempla o pandemônio causado pela contratação do “guru” nas hostes serristas.

    Acompanhe a Folha Poder no Twitter
    Conheça nossa página no Facebook

    Singh foi bombardeado por todo lado –de interneteiros preteridos ao setor de marketing, passando pelo núcleo político.

    Um profissional que trabalhou com o indo-americano relata que ele era truculento e costumava rejeitar sugestões afirmando: “Vocês não estão aqui para ter ideia, quem tem ideia sou eu”.

    As críticas mais frequentes foram às mudanças implantadas pelo consultor na página de Serra na internet (www.serra45.com.br).

    De saída, o “guru” priorizou um burocrático cadastramento de eleitores pelo site.

    “Ele não tem sentido de rede, tem sentido de spam”, criticou um colaborados, referindo-se aos e-mails que depois inundaram a caixa postal dos cadastrados.

    SLOGAN

    Outra criação tida como infeliz foi adotar um novo slogan para a página oficial, “É a Hora da Virada”, em vez de “O Brasil Pode Mais” usado na propaganda serrista.

    Soninha, que atua em conjunto com a empresa DDBR, que contratou Singh, diz ter “adorado” trabalhar com o consultor. “O site é hoje muito mais interativo, colaborativo, 2.0″, afirmou.

    “Mudei de ideia sobre o papel do site oficial. Estamos todos aprendendo a dirigir com o carro em movimento, mas felizmente internet não é folheto e dá para mudar e corrigir o tempo todo.”

    A ex-vereadora elogiou a ferramenta que exibe depoimentos on-line de eleitores. “Eu acho o máximo ler, em pé de igualdade, o depoimento de um agricultor do interior do Espírito Santo, de um casal de 80 anos da Paraíba, de um estudante da Fatec da zona leste.”

    Entre os tucanos, ninguém assume a paternidade da ideia de trazer Singh. Uma versão diz que o primeiro contato com ele foi feito por Arnon de Mello, filho do ex-presidente Fernando Collor e sócio da Loops, uma das fornecedoras de serviços de internet da campanha.

    Outra atribui a ideia à filha de Serra, Veronica.

    Soninha afirmou saber apenas que “algumas pessoas da campanha” fizeram contato com Singh no ano passado e que depois o consultor fez uma proposta à DDBR –que foi aceita.

    Ninguém, nem críticos nem entusiastas, quis revelar quanto custou a aventura.

    Estado de SP – 18/9/2010

  9. OLIVEIRA says:

    BOMBA: MOVIMENTO NÃO VOTE EM DILMA!!!
    SÓ PRA VC COMO CRENTE OU CATOLICO FICAR COM A CONSCIÊNCIA
    TRANQUILA…. A DILMA APROVARÁ A LEI DO ABORTO E DO CASAMENTO GAY JÁ
    DECLARADO POR ELA MESMA. E O MAIS INTERESSANTE QUE EU NÃO SABIA E NÃO
    HAVIA REPARADO…
    VCS SABEM O NOME DO VICE DA DILMA? MICHEL TEMER!
    ISSO TE LEMBRA ALGO? É ELE MESMO O PAI DE DANIEL MASTRAL O GRANDE CABEÇA DOS
    SATANISTAS…
    INFORMAÇÕES DIVULGARAM QUE A PRESIDENTE SERÁ ELEITA, NÃO TEM JEITO,
    PORÉM VC COM CONHECIMENTO E SABEDORIA, FILHO DE
    DEUS, NÃO VOTE NELA, OS SATANISTAS JÁ PREPEARAM TUDO… A PRESIDENTE
    POSSUI UM CÂNCER ADORMECIDO E DENTRO DO ANO DO SEU LEGADO O DIABO A
    FERIRÁ E ELA FICARÁ TERRIVELMENTE DOENTE, TALVEZ, VINDO ATÉ A FALECER E, QUEM
    ASSUMIRÁ O PODER? O VICE MICHEL TEMER…. FIQUE LIGADO!
    A INTENSÃO DO DIABO É DOMINAR TODO TERRITÓRIO BRASILEIRO LIBERANDO POTESTADES E PRINCIPADOS NO AR,TERRA E MAR.
    É HORA DE NOS LEVANTARMOS COMO FILHOS DE DEUS.
    CUIDADO COM O SEU VOTO, NÃO O JOGUE NAS MÃOS DE UM INSTRUMENTO DO NOSSO
    ADVERSARIO.

    Dilma aprovará leis que prejudicarão a pregação da Palavra de Deus, como:

    Fica proibido fazer:

    · Cultos ou evangelismo na rua (Reforma Constitucional)
    · Programas evangélicos na televisão por mais de uma hora por dia.
    · Programa de rádio ou televisão, quem não possuir faculdade de ‘jornalismo’.
    · Pregar sobre dízimos e ofertas, havendo reclamações, obreiros serão presos.

    Quanto aos cultos:
    · Cultos somente com portas fechadas (Reforma Constitucional)
    · As igrejas serão obrigadas a pagarem impostos sobre dízimos, ofertas e contribuições.
    ·
    Será considerado crime pregar sobre espiritismo, feitiçaria e
    idolatria, e também veicular mensagem no rádio, televisão, jornais e
    internet, sobre essas práticas contrárias a Palavra de Deus.
    ·
    Pastores que forem presos por pregar sobre práticas condenadas pela
    Bíblia Sagrada (homossexualismo, idolatria e espiritismo), não terão
    direito de se defender por meio de ação judicial.

    Se estabeleça:
    ·
    O dia do “Orgulho Gay” e que seja oficializado em todas as cidades
    brasileiras e comemorado nas Instituições de Ensino Fundamental
    (primeira a 8ª série), público e particular.
    · Que as Igrejas que se
    negarem a realização das solenidades dos casamentos de homem com homem e
    de mulher com mulher, estarão fazendo “discriminação”, seja multadas e
    seus pastores processados criminalmente por descriminação e
    desobediência civil.

    REPASSE ISSO! É UM ALERTA QUE TODOS PRECISAM SABER.amem e ore a DEUS e faça o que o pai mandar a paz do senhor a todos.

  10. Luci says:

    Será que da pra mudar o discurso. O comunismo nem existe mais. Cuba já está até abrindo sua econômia para o Capitalismo. Sabe, quando penso que o Serra fugiu para o Chile sob o famoso discurso do coitado isilado… a Dilma lutava contra a ditadura, foi presa, torturada cruelmente, mas nao entregou ninguem… ela evitou mesmo sobre tortura que muitos fossem mortos pela ditadura. Eu odeio covardes e fujoes. Portanto, voces ja sabem qual é o meu voto.
    —————

    (editor)
    O comunismo mudou de cara, Luci, mas está aí.
    Existe uma coragem perversa, sim. Um bandido que não foge quando a polícia chega, mas mata os reféns e atira na polícia não é um herói, mas um monstro. Dilma lutava por outra ditadura, a marxista.
    Vai lhe custar muito se livrar de tanta lavagem cerebral.

  11. LAÍS says:

    NÃO DEEM UM VOTO IRRESPONSÁVEL…
    LEIAM OS PONTOS DO PT NO PRÓPRIO SITE DO PARTIDO…

    QUEM É FAVOR DA DITADURA DE IDEIAS, CONTRA A LIBERDADE DE EXPRESSÃO…
    ESTEJAM A VONTADE COM SEU VOTO SE ESSE FOR DE DILMA… CASO CONTRÁRIO VÁ EM SERRA; O MAIOR BEM QUE UMA NAÇÃO PODE TER É A LIBERDADE! NÃO VIOLEM ESSE BEM! VOTE CONSCIENTE.

  12. Pedro says:

    Se a Dilma ganhar, o velho zé dirceu volta? Ah não, o zé dirceu de volta não. Ninguém merece.

  13. Patricia says:

    Cuidado com seu voto, Se voce votar na Dilma , voce podera ser chamado de : filho DIUMA p….. por pelo menos quatro anos

  14. Cris says:

    Gostaria de saber o que o governo Lula fez de tão bom , pois ele só esta colhendo o que o FHC plantou, se não fosse o plano real , o controle da inflação e a privatização de empresas praticamente falidas em que davam mais prejuizo que lucro, o Lula não teria o que fazer propaganda.Sem o controle da inflação o brasileiro não teria melhorado sua condição financeira, só temos celular e a tecnologia de hoje porque a Telebras foi privatizada. A Embraer que fazia 4 jatos agora entrega 227 jatos por ano , teve um aumento de555% no seu faturamento e gerou milhares de empregos, alem das empresas que fornecem para ela. E o que lula fez deu bolsa familia,graças ao dinheiro arrecadado com a privatização e com os impostos que agora essas empresas geram.
    SERRA 45 É o Melhor.

Leave a Reply

© 2012 Pensando Marketing. All rights reserved.
Proudly designed by Theme Junkie.