May 26th, 2009

Como Começar a Usar o Twitter

Você deve estar ouvindo bastante falar do Twitter. Uma empresa pequena, que começou com um investimento de US$ 55 milhões e virou uma febre depois que a Oprah o utilizou em seu programa nos EUA. Já são mais de 30 milhões de usuários nos EUA, todas as empresas estão malucas para tentar entrar na onda. Mas na prática, como funciona?

O Twitter é como uma caixinha postal bem simples, identificada por seu nome. Você pode entrar na sua página e colocar alguma mensagem lá. Até aí, nada demais, qualquer website funciona assim. O truque foi conseguir que outras pessoas seguissem você: uma pessoa com uma página do Twitter pode seguir outra. Assim, toda vez que a página é atualizada com uma mensagem, quem está seguindo a recebe também. A mensagem é curta, apenas 140 caracteres (um sinal dos tempos modernos), já que foi concebida para ser enviada também de telefones por SMS.

Os críticos do Twitter dizem que é uma besteira receber updates, ou tweets, ilustrando o que a pessoa comeu no café da manhã. Realmente, tem gente chata que faz isso mesmo, usa o Twitter como ferramenta de fofoca. Agora, é possível se seguir o Obama, ou o Richard Branson da Virgin, ou o Guy Kawasaki (outro dia falei com ele pelo Twitter). São pessoas com muito a dizer. Os bons usuários de Twitter enviam links de artigos interessantes, notícias exclusivas, e até fotos (através de links) de lugares onde pouca gente entra. As empresas inteligentes já usam, por exemplo, para enviar promoções de arrebentar para os seguidores (Amazon), ou para avisar sobre atrasos  no metrô de Londres. Por que o aeroporto aqui não usa um Twitter para avisar quando os vôos estão chegando?

A coisa ainda é muito nova, mas o pessoal é criativo e vale a pena experimentar (além de ser de graça!). Finalmente, Twitter quer dizer um passarinho que pia, ou alguém que fala rapidinho.

Portanto, aqui vai um guiazinho rápido para você tomar coragem:

1) Acesse a página do Twitter   (www.twitter.com)

Não tem português, só inglês e japonês. Cique em “get started – join”

small_twitter-what-are-you-doing_1243383188648300width

2) Insira ser nome e um nome fantasia de usuário. Pode ser seu nome mesmo ou algo que você inventar. Eu tenho um Twitter pessoal e outro para o Pensando Marketing, que é o pmarketing. Mas cuidado com o que vai escrever, ou ninguém irá segui-lo.

Coloque também seu email, que é a âncora da conta.

create-an-account_1243383391076300width

3) Nesta página você pode procurar gente que já usa o Twitter no próprio site, ou importar de sua conta Gmail, Yahoo, Hotmail, MSN e AOL.

find-people-you-know-on-twitter_1243383629379

4) Pronto ! Você já tem sua conta. Esta página é a sua principal, onde você pode mandar suas mensagens. Procure enviar algo interessante !

home_1243383768498300width

No lado direito você vê pode clicar em followers, para ver quem está lhe seguindo, e following, para saber quem você segue. Em cima há os links de profile, que é o conjunto de informações básicas sobre você, um link de settings, onde você pode colocar sua localização, enviar uma foto para o perfil e definir se quer receber emails a cada vez que alguém lhe segue ou envia uma mensagem direta. Tem o link de ajuda e finalmente o sign out, que sai do site.

Existem milhares de coisas que você pode fazer com o Twitter, mas é melhor você ir descobrindo aos poucos. Comece agora a twittar ! Você pode seguir o pmarketing para começar…em seguida visite o site famoustweeters.com e encontre um monte de gente famosa para seguir.

Blog . Internet